ANTOLOGIA DA RETRANCA

ANTOLOGIA DA RETRANCA - por LESO
Projeto Gráfico: LÉXICO EDITORA
Apresentação: Amanda Caju

PERCURSOS E DATADOS

1. de NÓIA_NOIR (um.saco.de.texto)

Post de 2016 que cria a etiqueta NÓIA-NOIR. A ideia de "recuperar" frases de banheiros começa com alguns registros em VHS em 2003; entre 2015-16, a gente sistematiza o formato e passa a fotografar todas as identidades grafadas nas portas e paredes das cabines dos Terminais Rami, Vila Arens, Central, Hortolândia, CECAP e Eloy Chaves. Alguns textos ilustraram saquinhos de pipoca para as sessões do 1º CUMEmostra (2016), evento que contou com exibição de filmes, leitura de textos e rodas de conversa, tudo sob as temáticas LGBTQIA+, uma produção do Grupo CUME.

_ como você (Bíptico) - Terminal Vila Arens, 2018. 


2. de TO_BEE_OR_NOT_TO_BEE (Fevereiro, 2021) 

TO BEE OR NOT TO BEE (do Pajubá: BEE= BIXA)

Em 2019, meu amigo Tiãozinho, 86, me deu uma coleção de 3 livros, o Moderno Atlas de Fisiologia e Anatomia Humanas, publicado em 1978 pela Editora Egéria. Chama a atenção que os exemplos são sempre corpos masculinos (salvo quando são explicados e exemplificados o aparelho reprodutor da mulher e as fases de uma gestação), caucasianos e atléticos. Como tinha alguns poemas-pílula estocados, esperando um estímulo, imediatamente iniciei os encaixes. Ficaram no papel os primeiros exercícios, depois fiz uma postagem curta mostrando no Instagram os primeiros resultados e, mês passado, tive a graça de ser convidado pela Tomada Cultural à colocar, na forma de lambra gigantes e ao lado de obras de outros artistas gráficos importantes de Jundiaí e região, essas "coisas" que, sugiro, bem arriscadamente, pertencer à linhagem do poema-processo. O palco da sopa coletiva foi o muro da tradicional GRES União da Vila Rio Branco, cujo presidente, o Laércio, além de ter oferecido aquilo que seria uma grande tela urbana, acompanhou de perto todas as etapas do processo.

Apropriando-me do eminente dilema de Hamlet "To be or not to be, that's the question" - que poderíamos reduzir à um "viver ou morrer" ou, mais adequadamente aos nossos dias, "ser quem se é ou adequar-se à uma pseudo-norma" - e aproveitando a paronomásia-trocadilho de Oswald de Andrade "Tupi or not Tupi, that's the question" - uma das pedras-de-toque do Manifesto Antropófago, o famoso texto em que o modernista propõe o canibalismo do estrangeiro para devolver uma arte BRASILEIRA -, decidi intervir em algumas ilustrações, no sentido de "atualizar" o antigo "atual" Atlas.

Obrigado Tomada Cultural, foi um grande passo pra retomada da série TO BEE OR NOT TO BEE e um grande incentivo para continuar na produção das peças!

(Produção: Tomada Cultural - Apoio: @pontocoisarada e @uniaodavilarb - Técnica: Rodrigo Tangerino e Leonardo Israel - Jundiaí – SP - Fevereiro 2021) - Material viabilizado pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº. 14.017/2020

_couração

_69

_-tl-s



3. de HUMANÓDOAS

Influenciado pelo trabalho de registro vídeo-fotográfico para o Corpo Estável de Dança de Jundiaí (2014) que, a convite da bailarina, coreógrafa e então Diretora do "Balé de Jundiaí" - como ela chamava aquele "grupo-corpo" - resultou em material videográfico extensíssimo. Recorrente é a maneira que se tornou permanente na nossa escrita, sempre "impulsionada" por um nutriente imagético, achados cotidianos, ilustrações ou fotografias. Nas HUMANÓDOAS, cuja primeira aparição se deu no twitter em 2014, a interpretação textual de fotografias escolhidas foi dividida com a atriz, maquiadora e poetiza Amanda Mantovani, que escreveu um textinho pra cada foto. 

_A|O

_A|PELE

_SOLO|TETO







4. de LUKA_LESO_LUAR (2018)

Série de poemas escritos à seis mãos: parceria entre a LESO, a LUKA Lima e o raul LUAR. <3

_ LABI|GUTU|FRICATIV|CIRCUL-ais



5. logos e materiais gráficos

_ OPENDOC.PROJECTION - logo do Canal - 2009

_ "Intervalo Carioca" - logo, 2013

_ "víde_o_ral 01: ELZA" - poema saláGRIMAS e cartaz do filme - 2014







Comentários

Postagens mais visitadas